BenefíciosChásInflamaçãoReceitas

Chá Para Cólica

Confira três ótima receitas para aliviar as cólicas que surgem todos os meses junto ao período menstrual

A cólica assola o cotidiano da mulher todo mês, sempre causando desconforto. Ainda que algumas vezes esteja mais fraca, em vários casos é necessário usar remédios para aliviá-la e é aqui que o chá para cólica entra.

Sendo uma alternativa natural, de simples preparo e grande eficácia, ele ameniza esse sintoma tão incômodo. Além do mais, é feito com ingredientes simples e práticos de se encontrar em qualquer cozinha.

Então, no artigo de hoje, apresentaremos algumas opções para que você possa fazer um bom chá para cólica que irá ajudá-la a passar por esse período chato do mês. Aproveite e boa leitura!

Chá para cólica: as melhores receitas

A seguir, selecionamos três chá que são ótimos para aliviar os sintomas das cólicas. Vale citar que eles também são muito benéficos à saúde, sendo fontes de vitamina C e possuindo propriedades antioxidantes.

Chá de calêndula

O chá de calêndula é um dos principais e o mais recomendado para tratar a cólica. Ele conta com propriedades exclusivas que reduzem a intensidade do sintoma e ajuda a regular o ciclo. Além disso, possui efeito calmante.

A planta é facilmente encontrado em feiras, floriculturas e casas de chá e sua preparação é perfeita para acompanhar programas tranquilos, como ver um filme calmo ou escutar músicas relaxantes. Para preparar a bebida, siga estes passos:

  • ferva uma xícara de água;
  • após a fervura, adicione de 2 a 3 colheres de sopa de flores de calêndula;
  • deixe a mistura de repouso de 5 a 10 minutos;
  • coe e sirva a seguir.

Chá de camomila

Para aliviar dores e manter o corpo em um estado mais tranquilo, a opção mais popular existente é, sem sombra de dúvidas, o chá de camomila. Apesar de o preparo com a flor em si ter um efeito melhor, o sachê também é uma ótima alternativa para fazer a infusão. Além disso, é muito fácil encontrá-la, seja em supermercados, floriculturas ou casas de chá.

Para preparar a bebida, basta seguir estes passos:

  • separe uma xícara de chá para cada duas colheres de sopa de flor de camomila;
  • ferva a água;
  • após a fervura, adicione a camomila e coloque a mistura para descansar por 5 minutos;
  • coe e sirva a seguir.

Para o preparar o chá usando o sachê, basta ferver a água, colocá-la em uma xícara ou bule e, então, colocar o sache. Em seguida, deixe descansar por 2 minutos e sirva.

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce também é outra boa opção para aliviar as cólicas. Ainda que seu efeito calmante não seja tão presente, o aroma e o sabor passam uma incrível sensação de aconchego. Além do mais, possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.

Para preparar a infusão, você pode utilizar as folhas da planta ou fazer uso dos sachês que são vendidos em supermercados. No primeiro caso, siga as seguintes etapas:

  • separe uma xícara de água e coloque-a para ferver;
  • quando a água borbulhar, coloque algumas folhas de erva-doce;
  • conte dois minutos, desligue, e espere amornar;
  • sirva.

No caso do sache, basta ferver a água, colocá-la na xícara e por o sachê. Então, espere cinco minutos e beba.

Chá para cólica é uma opção natural para combater o problema

Como vimos ao longo do artigo, existem diferentes chás que conseguem aliviar a dor da cólica, além de tranquilizar a mente e deixar todo o período menstrual mais fácil. Dessa maneira, experimente consumir as preparações aqui citadas e verifique os resultados de cada uma delas.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais com suas amigas!

Botão Voltar ao topo
Fechar