ChásFrutas

Chá de Banana

Entenda quais são os benefícios da bebida, seu modo de preparo e as contraindicações

Você já provou chá de banana? Além de saborosa quando consumida in natura ou dentro de receitas culinárias, a fruta é ótima para o preparo de infusões.

Ao longo do texto de hoje, vamos explicar como fazer a receita dessa infusão e apresentar os benefícios que ela proporciona ao organismo. Siga com a leitura!

Como preparar chá de banana?

O chá de banana pode ser preparado de diferentes formas: é possível utilizar apenas a casca da fruta ou esta junto com a polpa. Você também consegue misturar o produto com outros itens, como canela, cravo etc.

A seguir, listamos duas preparações básicas.

Chá usando as cascas

Para realizar esta infusão, você precisa:

  • ferver 750ml de água;
  • pegar a casca de uma banana, limpar e cortar as extremidades;
  • inserir a casca na água fervente e deixar cozinhar por 20 minutos;
  • servir o líquido quente ou colocar na geladeira para tomar frio.

Chá usando a polpa

Para esta infusão, os passos são os seguintes:

  • ferver 750ml de água;
  • pegar uma banana, limpar e cortar as extremidades;
  • inserir a fruta inteira e com casca na água fervente;
  • deixar cozinhar por 10 minutos;
  • retirar a fruta e servir o líquido quente ou colocar na geladeira para tomar frio.

Quais os benefícios do chá de banana

A banana possui muitas vitaminas e minerais, sendo rica em: cálcio, fósforo, ferro, potássio, fibras, vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C. Por conta disso, seu consumo regular, seja em forma de chá, in natura ou em outras preparações, oferece diversos benefícios ao organismo. A seguir, listamos os principais.

  • Melhora a digestão

Por possuir muitas fibras em sua composição, a banana melhora o processo digestivo e alivia problemas como constipação e diarreia.

  • Fortalece os ossos

O chá de banana contem um ingrediente chamado frutooligossacarídeos, que melhora a densidade óssea, deixando os ossos mais fortes.

  • Aumenta a sensação de bem-estar

O aminoácido triptofano aparece muito no chá de banana e auxilia, juntamente com o potássio, na produção de serotonina no organismo. Isso faz com que o corpo e a mente fiquem mais tranquilos. Assim, você passa a se sentir melhor e mais feliz.

  • Melhora a qualidade do sono

Por ajudar na produção de serotonina, o consumo do chá também faz com que você possa ter uma qualidade de sono melhor. Afinal, a sensação de bem-estar transmite relaxamento, o que é essencial para a hora de dormir.

  • Combate a anemia

A banana possui muito ferro e, quando consumida regularmente in natura ou em forma de chá, melhora a produção de hemoglobina no sangue. Consequentemente, você consegue combater e prevenir a anemia.

  • Alivia dores musculares

As vitaminas B6 e B12 são ótimas para aliviar dores musculares e evitar câimbras. Por isso, podem ser consumidas antes de atividades físicas para melhorar o desempenho.

Contraindicações para o consumo deste chá

Apesar de ser um alimento muito saudável, nem todas as pessoas devem consumir banana de forma frequente. Isso também vale para o consumo regular do chá.

Sendo assim, a infusão é contraindicada para quem apresenta algum tipo de doença renal. O motivo é que a ingestão do potássio de forma constante pode acabar agravando esse problema.

A origem do chá: de onde vem a banana?

Atualmente, a banana é cultivada em mais de 100 países pelo mundo. Porém, sua origem remonta ao Sudeste Asiático, região que engloba países como Indonésia, Filipinas, Singapura, Tailândia, entre outros.

A fruta possui diversas variedades, mas, no Brasil, as mais populares são: banana nanica, banana-prata, banana-da-terra e banana-maçã.

Bem, agora, que tal preparar um saboroso chá de banana? Como apresentamos, a bebida vai bem em diversas situações, podendo ser ingerida antes de dormir ou antes das atividades físicas, por exemplo. Além disso, ao ser consumida regularmente, ela garante mais saúde e bem-estar.

Não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Botão Voltar ao topo
Fechar