ChásRaízesReceitas

Chá de Gengibre com Açúcar Queimado

Saboroso, este chá combate desde azia até dores musculares

Nada melhor do que um bom chá para aquecer o corpo em épocas mais frias, não é mesmo? E ainda melhor quando a bebida traz benefícios para a saúde do organismo. Pensando nisso, hoje o post vai apresentar detalhes do chá de gengibre com açúcar queimado. Já ouviu falar dele?

A preparação tem vários efeitos positivos no organismo e é bastante saborosa. Portanto, não perca tempo e venha com a gente saber mais detalhes sobre essa bebida!

A primeira coisa que você precisa fazer ter um bom chá é separar os ingredientes. Para esta preparação, precisaremos de:

Chá de Gengibre com Açúcar Queimado

Tempo total 15 minutos
Porções 1 Pessoa

Ingredientes

  • ¼ Xícara de gengibre ralado grosso
  • 1 Colher de sopa cheia de açúcar (de preferência o demerara ou mascavo);
  • 500 ml de água

Instruções

  • Coloque o açúcar em uma panela e derrame cerca de 50ml de água
  • Espere derreter e cozinhe até ficar em uma coloração marrom bem escura, que é o ponto do açúcar queimado
  • Depois, ferva o restante da água  e jogue o gengibre dentro, ainda com o fogo ligado
  • Espere cozinhar por 8 minutos
  • Em sequência, coe o líquido em uma xícara e acrescente o açúcar queimado.

Notas

  • Tome por 7 dias, dando intervalo de 2 dias para uma nova semana tomando o chá.

Quais os benefícios do chá de gengibre com açúcar queimado

Os benefícios dessa bebida vêm das diversas propriedades que o gengibre apresenta. Afinal de contas, ele é uma raiz que possui efeito antioxidante, antibacteriano e anti-inflamatório. Além disso, possui sais minerais, vitaminas A, B3 e B6 e nutrientes como potássio, ferro e zinco.

Essa junção de componentes, faz com que seja útil no combate e prevenção de diferentes problemas de saúde. Nos próximos tópicos, listamos as principais vantagens do consumo do chá de gengibre.

  • Alivia a tosse e a dor de garganta

Por conter óleos essenciais de timol, eugenol e carvacrol, o gengibre ajuda o organismo a combater inflamações na garganta.

  • Combate gripes e resfriados

Seu efeito antioxidante e anti-inflamatório aumenta a resistência do sistema imunológico, ajudando-o a lidar melhor com gripes e resfriados.

  • Alivia os enjoos

O consumo regular do gengibre também diminui a sensação de náuseas, aliviando os enjoos em diferentes situações.

  • Diminui as dores musculares

O efeito anti-inflamatório da raiz também é útil no combate às dores musculares resultantes de esforço físico excessivo.

  • Combate a azia e os gases intestinais

Outro grande benefício do chá de gengibre consumido puro ou com açúcar queimado é melhorar o processo digestivo. Isso acaba evitando problemas como azia e gases intestinais.

  • Combate os radicais livres

O combate aos radicais livre é resultado da ação antioxidante do gengibre. Isso e ótimo para prevenir problemas respiratórios, como asma e bronquite, além de evitar o envelhecimento precoce.

Existem contraindicações para o consumo do chá de gengibre com açúcar queimado?

Mesmo com todas as vantagens que possui, o chá de gengibre com açúcar queimado tem contraindicações e efeitos colaterais. Um deles está relacionado à perda de peso. Afinal, por conta do açúcar, a bebida torna-se mais calórica, não sendo indicada para quem quer emagrecer.

Pessoas que possuem problemas de hemorragia também devem evitar o chá. Isso porque ele tende a diluir o sangue, podendo agravar o quadro desses indivíduos.

Além das contraindicações, o consumo excessivo de gengibre oferece riscos a todas as pessoas. O motivo é que ele pode desencadear diarreia, dor de estômago, além de irritações na boca.

Sendo assim, consuma a bebida sempre com consciência, de modo a aproveitar apenas os pontos positivos que ela oferece ao corpo. Para isso, limite a ingestão a duas xícaras diárias e nunca substitua o consumo de água por chá.

Bem, ao longo do texto, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o chá de gengibre com açúcar queimado. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para o seu bem-estar.

Agora, compartilhe este material com seus amigos nas redes sociais. Até mais!

Botão Voltar ao topo
Fechar