ChásDicas

Bebê Pode Tomar Chá de Camomila?

A camomila oferece muitos benefícios, mas é preciso ter atenção à idade do bebê antes de oferece a bebida a ele

Calmante, anti-inflamatória e antibacteriana, a camomila é uma erva com muitos benefícios para o organismo. Porém, será que todos podem consumi-la? Neste artigo, vamos esclarecer uma dúvida comum: bebê pode tomar chá de camomila ou essa infusão causa problemas?

Para saber todos os detalhes relacionados ao assunto, siga com a leitura!

Bebê pode tomar chá de camomila?

Sim, os pequenos podem ingerir e se beneficiar bastante do consumo dessa bebida natural. Porém, ela deve ser consumida em pequenas doses, sem açúcar e na temperatura ambiente. Assim, os benefícios são preservados e processados com segurança pelo organismo do bebê.

Além disso, opte por oferecer a bebida no período noturno. Afinal de contas, por suas propriedades calmantes, ela vai ajudar seu filho a dormir de modo mais tranquilo e reconfortante.

Os benefícios da camomila

De forma geral, a camomila ajuda a combater:

  • ansiedade;
  • insônia;
  • má digestão;
  • resfriados;
  • diarreia;
  • inflamações nasais.

A partir de que idade o bebê pode tomar chá de camomila?

Você já sabe que bebê pode tomar chá de camomila, certo? Porém, não é a partir das primeiras semanas de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), isso só deve ocorrer depois dos seis meses, período em que começa a introdução alimentar.

Antes desse tempo, o recomendado é o consumo exclusivo do leite materno, pois ele já supre todas as necessidades do seu filho.

Quais os problemas da ingestão do chá antes do tempo recomendado?

Segundo a OMS, a ingestão do chá antes do tempo ideal pode causar reações alérgicas mais facilmente, já que o sistema imunológico do bebê não está completamente desenvolvido.

Além do mais, o consumo regular de líquidos acaba diluindo o leite, o que faz com que este perca um pouco das suas propriedades nutritivas.

Portanto, guarde o bom e velho chazinho para o tempo certo e cuide da saúde do seu filho.

Quais os chás mais indicados para os bebês?

Depois dos seis meses de vida, o bebê pode consumir não apenas o chá de camomila, mas várias outras infusões. Claro, tudo ingerido em pequenas quantidades.

A seguir, listamos as principais preparações que podem ser oferecidas à criança.

  • Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é um grande aliado no combate às cólicas e aos gases que tanto incomodam os bebês.

  • Chá de capim-santo

O chá de capim-santo é ótimo para regular o funcionamento intestinal, além de ser bem refrescante.

  • Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira também possui propriedades calmantes, assim como a camomila. Porém, tem outros benefícios, entre os quais podemos citar o alívio das cólicas e dos gases.

  • Chá de hortelã

Esta preparação é ótima para combater gripes e resfriados, além de auxiliar no processo digestivo dos pequenos.

Bem, diante do que explicamos, fica claro que os chás, incluindo o chá de camomila, podem ser consumidos pelos bebês. Contudo, existe uma restrição: a idade do seu filho. Afinal, é preciso que ele tenha mais de seis meses para aproveitar todos os benefícios de um bom chazinho.

E você, sabia que bebê pode tomar chá de camomila? Responda aqui nos comentários!

Botão Voltar ao topo
Fechar