BenefíciosChás

Chá de Camomila Serve Para Quê?

Rico em vitamina C, o chá de camomila oferece muitos benefícios para o corpo

O chá de camomila serve para quê? Essa erva é sempre associada aos seus efeitos calmantes, porém ela possui diversos outros benefícios para o organismo. Será que você conhece todos eles?

No artigo de hoje, vamos apresentar as principais propriedades desse chá e falar um pouco sobre sua origem e composição. Sendo assim, siga com a leitura para saber mais detalhes.

As propriedades da planta

A camomila é uma planta medicinal, que tem o nome científico de Matriaria recutita.

Em geral, ela é encontrada facilmente nos supermercados, em forma de sachê para chá. Contudo, sua composição in natura pode ser adquirida em feiras livres, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.

A planta é rica em vitamina C, além de conter cálcio, ácidos orgânicos e flavonoides. Estes são compostos importantes para o bom funcionamento do organismo, além de ajudar na prevenção de doenças.

Em termos gerais, a camomila tem propriedades:

  • Calmante;
  • Cicatrizante;
  • Antibacteriana;
  • Anti-inflamatória;
  • Antiespasmódica.

A origem da planta

A camomila é conhecida desde a época da Antiguidade, tanto que os egípcios a utilizavam para tratar diversas doenças da época. Com o passar do tempo, a planta tornou-se popular na Europa e também em partes da Ásia.

No Brasil, contudo, o uso da camomila só cresceu a partir do final do século XIX, com a imigração europeia.

E então, gostou deste artigo? Depois de ter acesso a todas as informações citadas, você pode responder com segurança a pergunta “chá de camomila serve para quê?”.

Chá de camomila serve para quê: os benefícios do consumo regular

Por causa das propriedades que possui, a ingestão regular do chá feito de camomila oferece muitas vantagens para o organismo. A seguir, listamos as principais.

  • Alivia as cólicas menstruais

Por ter ação cicatrizante e anti-inflamatória, o chá de camomila ajuda a aliviar as cólicas do período da menstruação. Afinal, ele contribui para a regeneração mais rápidas das paredes do útero.

  • Diminui o enjoo

A ação antiespasmódica da camomila é ótima para aliviar a sensação de enjoo, inclusive durante a gravidez.

  • Combate a ansiedade

A conhecida ação calmante da erva não poderia ficar de fora dos benefícios aqui listados. Então, se você estiver estressado e muito ansioso, um bom chá de camomila vai ajudar seu corpo a relaxar.

  • Evita a má digestão

As propriedades digestivas e calmantes da planta são ótimas para combater a má digestão.

  • Combate problemas no estômago

Quem sofre com úlceras ou gastrite pode se beneficiar bastante do chá de camomila. Isso porque a bebida ajuda a proteger a mucosa do órgão, evitando lesões causadas pelo suco gástrico.

  • Remove impurezas da pele

A camomila possui ingredientes que contribuem para a hidratação da pele e formam uma fina camada protetora  na mesma. Sendo assim, a ingestão regular do chá vai ajudá-lo a manter o viço e a saúde da derme e epiderme.

  • Ajuda a ter um sono mais tranquilo

Tomar um chá de camomila antes de dormir, vai deixar o corpo mais tranquilo e a mente mais calma. Dessa maneira, seu sono tende a ser muito melhor.


Aproveite agora e compartilhe este artigo nas suas redes sociais com seus amigos e familiares.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar