BenefíciosChásFolhasFrutasInfecções

Chá Bom Para Febre

Descubra as preparações que ajudam a regular a temperatura e combater os principais sintomas de gripes e resfriados

Chá é uma das bebidas mais comuns do mundo, sendo bastante utilizado para aliviar sintomas de doenças. Assim é fácil encontrar chá bom para febre, diarreia, gripe, entre outros problemas.

Porém, você conhece quais são as plantas que, de fato, podem combater a febre? Não? Então, continue lendo, pois vamos apresentar não apenas algumas delas como também maneiras de preparar as bebidas. Boa leitura!

Chá bom para febre é fácil de encontrar?

Antes de apresentarmos quais são os melhores chás para tratar pessoas febris, é preciso dizer que não é tão difícil encontrar as ervas que serão apresentadas aqui.

Algumas pessoas acreditam que plantas e ervas são difíceis de encontrar, tendo acesso apenas para aqueles que as plantam em casa. Um exemplo disso são alguns tipos de preparo que levam cascas de arvores específicas.

Por isso, no entanto, iremos focar nas preparações de fácil acesso, com ingredientes simples e de baixo custo.

Os principais tipos de chá bom para febre

Nos tópicos a seguir, vamos conversar sobre os chás feitos com limão, camomila e pulmonária.

Chá de limão

O primeiro chá bom para febre é o chá de limão, extremamente rico em vitamina C. Ele possui ação rápida contra mal-estar, inflamações e ajuda no aumento das defesas do corpo.

O limão entra em diversas receitas caseiras para tratar resfriados, gripes e outros efeitos nocivos ao corpo. Seu chá, especificamente, ajuda a estabilizar a temperatura corporal, fazendo com que o indivíduo melhore do estado febril.

Para preparar a bebida, basta separar 250 ml de água e dois limões. Com isso, corte os frutos e junte eles à água em uma panela, levando essa ao fogo por 15 minutos. Após o processo de fervura, deixe descansar por 5 minutos.

Coe a bebida e tome uma xícara a cada hora. Para adoçar, mel é a melhor opção, já que também possui propriedades curativas.

Chá de Camomila

O chá de camomila é outro chá bom para febre. Além das famosas propriedades calmantes que possui, o mesmo ajuda a combater uma grande gama de doenças, incluindo gripes e resfriados.

Camomila pode ser comprada em feiras e casas de chá, além de ser possível cultivá-la em casa. Porém, o que é vendido no mercado também irá ajudar, ainda que não utilize das folhas e flores frescas.

O preparo é bem simples. Basta juntar 10g de folhas e flores de camomila e 500ml de água em um recipiente e deixar ferver por 10 minutos. Depois, deixe descansar por mais 5 minutos e beba até quatro xícaras por dia, até que a febre comece a baixar.

Chá de pulmonária

A pulmonária é uma flor relativamente fácil de encontrar. Algumas floriculturas, feiras e casas de ervas vendem a planta já separada para fazer chá. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, sudoríficas e expectorantes. Assim, ajuda não apenas no combate de gripes e resfriados, mas também contra sinusite e rinite, além de tratar a febre.

Para preparar a bebida, é preciso juntar duas colheres de sopa de pulmonária a 3 xícaras de água em uma panela e esperar ferver. Após 5 minutos do processo de fervura, deixe a bebida descansar por 20 minutos. Coe e beba de 3 a 4 vezes por dia.

Vale ressaltar que este chá não pode ser dado a crianças, pois pode causar mal-estar e reações alérgicas aos pequeninos devido à baixa defesa.

Existe outro chá bom para febre?

Existem sim outros chás que aliviam o estado febril. Porém, ou são de mais difícil acesso ou se não forem bem administrados, podem desencadear reações negativas no organismo. É o caso da caso jurubeba, que possui propriedades tóxicas e deve ser manipulado apenas por quem entende.

Bem, diante do explicamos aqui, temos certeza que você já tem preparações suficientes para combater a febra e melhorar rapidamente.

Sendo assim, compartilhe este artigo nas redes sociais para ajudar outras pessoas!

Botão Voltar ao topo
Fechar