BenefíciosChásErvas

Quais os Benefícios da Erva-Cidreira?

Selecionamos os 5 principais benefícios dessa erva tão popular e consumida no Brasil

A erva-cidreira é uma planta muito conhecida pela população brasileira. De fato, é bem possível que desde criança você escute falar dela, seja para o preparo de chás ou tempero em receitas variadas. Porém, você sabe quais os benefícios da erva-cidreira para o organismo?

Por ser tão popular, muita gente utiliza a planta de forma automática, sem entender, de verdade, para o que ela serve. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as cinco principais propriedades da erva-cidreira. Siga com a leitura!

Quais os benefícios da erva-cidreira?

Também chamada de melissa ou cidreira, essa planta tem propriedades calmante, antioxidante, expectorante, além de ajudar no processo digestivo. A seguir, detalhamos esses e outros benefícios.

1. Combate a insônia

A erva-cidreira age como um sedativo leve. Sendo assim, o consumo do seu chá antes de dormir é ótimo para quem sofre de insônia.

2. Diminui as cólicas

Por ter efeito antiespasmódico, outro benefício da erva-cidreira é a diminuição das cólicas, principalmente menstruais.

3. Reduz o estresse

Como explicamos acima, a cidreira tem propriedades calmantes. Então, caso você esteja estressado ou ansioso, fazer um chá com a planta vai ajudá-lo a relaxar bastante. Também é possível comprar apenas o óleo essencial da mesma e usar no processo de aromoterapia.

4. Combate e previne problemas gastrointestinais

Quando lançamos a pergunta “quais os benefícios da erva-cidreira?”, você provavelmente deve ter pensado na questão gastrointestinal.

De fato, essa planta é ótima para estabilizar o ácido estomacal, diminuir a retenção de líquido, a indigestão e a sensação de náusea. Dessa maneira, é ideal seu consumo logo depois das refeições, seja como chá ou como ingrediente em sobremesas.

5. Alivia a tosse

Nem todo mundo sabe, mas a erva-cidreira pode ajudar bastante pessoas que estão gripadas e com tosse. Afinal, ela diminui a irritação da garganta e age como um anti-inflamatório leve. Sendo assim, a tosse tende a diminuir ou mesmo passar depois de alguns instantes.

Já sei quais os benefícios da erva-cidreira; mas, e as suas contraindicações?

Mesmo com todas as vantagens que a erva-cidreira possui, ela não deve ser consumida de forma indiscriminada. Isso porque pode desencadear os seguintes efeitos colaterais:

  • sonolência;
  • diminuição da frequência cardíaca.

Então, se você trabalhar com maquinário ou em um local que exija atenção máxima, não deve fazer uso da cidreira durante o horário de trabalho.

As pessoas que sofrem de pressão baixa também deve falar com um médico antes de consumir regularmente chás ou alimentos com erva-cidreira.

O mesmo vale para quem tem problemas na tireoide e está tomando remédios. Afinal, a planta pode interagir com os medicamentos e atrapalhar a eficiência destes.

Como preparar o chá de erva-cidreira?

O preparo do chá é extremamente simples. Caso utilize as versões em saquinho, é só seguir as instruções da embalagem. Contudo, o ideal é realizar o preparo com as próprias folhas da erva-cidreira. Para isso:

  • ferva uma xícara de água;
  • acrescente três colheres de sopa de erva-cidreira;
  • deixe descansar por 3 a 5 minutos;
  • tome em seguida.

Bem, chegamos ao final do artigo de hoje. Agora você já sabe quais os principais benefícios da erva-cidreira, suas contraindicações e como preparar o chá.

Temos certeza que você não conhecia todas as propriedades medicinais que apresentamos. Porém, a partir de hoje, já pode aproveitar ao máximo todas as vantagens dessa erva.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos e familiares.

Botão Voltar ao topo
Fechar