BenefíciosFolhasPerda de Peso

Chá de Hortelã Emagrece Mesmo?

Além de saboroso e usado na gastronomia, este chá tem diversos outros benefícios

Saborosa, nutritiva e usada em muitas preparações, a hortelã é uma planta bem versátil. Porém, uma dúvida muito comum da população é se o chá de hortelã emagrece ou não.

Hoje, vamos esclarecer esse mistério e ainda apresentar os vários benefícios da preparação. Siga com a gente e boa leitura.

Chá de hortelã emagrece: mito ou verdade?

Não existe uma relação direta entre o consumo do chá com o emagrecimento. Contudo, a bebida pode sim ajudar quem deseja perder peso.

Isso ocorre porque a hortelã controla o nível do colesterol bom no corpo (HDL). Assim, consequentemente, a quantidade de gordura corporal acaba diminuindo.

Além do mais, a planta combate problemas no sistema digestivo, ajudando a reduzir a sensação de inchaço. O que é ótimo para quem busca ter um corpo mais magro.

Como usar o chá de hortelã para emagrecer?

Agora que você já sabe que o chá de hortelã emagrece, ou pelo menos contribui para a perda de peso, chegou o momento de descobrir como fazer uso da bebida.

Para isso, o ideal é utilizar folhas frescas ao invés dos sachês industrializados . Assim, a infusão fica muito mais saborosa e mantém todas as suas propriedades positivas.

Na hora do preparo do chá, coloque, aproximadamente, uma colher de sopa de folhas partidas numa xícara. Depois, jogue água fervente e espere cerca de 5 minutos. Em seguida, é só saborear.

Outros benefícios deste chá além do emagrecimento

Nos próximos tópicos, listamos as principais vantagens que envolvem o consumo do chá de hortelã e que vão muito além da perda de peso.

  • Calmante

Se você estiver ansioso, o consumo da hortelã vai ajudá-lo a ficar mais tranquilo. Isso porque ela é um ótimo calmante natural, agindo no cérebro para reduzir a fadiga e o estresse. Nesse caso, opte por consumir a bebida à noite, um pouco antes de dormir.

Leia também nosso post sobre o chá de camomila.

  • Relaxante muscular

Dores decorrentes de esforço excessivo, academia ou mesmo provenientes de enxaqueca ou cólicas podem ser reduzidas com o chá de hortelã. Afinal, ele melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos.

  • Antioxidante

Quer manter uma aparência jovem e ainda melhorar seu sistema imunológico? Então, a hortelã é sua aliada. Com ação antioxidante, ela combate os radicais livres, impedindo a oxidação das células. Isso evita o desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer e o Alzheimer.

  • Desintoxicante

O nosso corpo acumula substâncias nocivas que atrapalham o bom funcionamento orgânico. Em geral, elas são eliminadas pela urina e também pelo suor. Porém, o chá de hortelã ajuda a tornar esse processo de desintoxicação mais eficiente.

Além do mais, a bebida é diurética, o que contribui para o melhor funcionamento do trato urinário.

  • Higienizador bucal

A hortelã tem propriedades que combatem o mau hálito e também as cáries. Por isso, o seu consumo regular é ótimo para manter a saúde bucal em dia.

E então, você gostou de conhecer todas as propriedades do chá de hortelã para além do quesito emagrecer?

Como apresentamos ao longo do texto, a planta pode sim auxiliar na perda de peso, porém também possui diversos outros benefícios para o organismo. Sendo assim, invista na hortelã para manter o bem-estar.

Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Botão Voltar ao topo
Fechar