ChásFrutasReceitas

Chá de Hortelã com Limão

Veja os benefícios, as contraindicações e o modo de preparo da bebida

O chá de hortelã com limão, além de ter um sabor único, é extremamente versátil, trazendo grandes benefícios em diferentes situações.

Seja para emagrecer, cuidar de um resfriado, aliviar o dia de estrese ou simplesmente acompanhar algumas bolachas, essa bebida consegue trazer uma grande sensação de conforto para aqueles que a tomam.

Por isso, neste artigo, apresentaremos como preparar um belo chá de hortelã com limão, assim como mais informações sobre o mesmo para que entenda o porquê deste ser tão benéfico.

Chá de Hortelã com Limão

Tempo de preparação 15 minutos
Porções 1 Pessoa

Ingredientes

  • 4 Folhas de hortelã
  • 1/2 Limão
  • 1 Xícara de água

Instruções

  • Separe quatro folhas de hortelã, de preferência frescas.
  • Leve 1 xícara de água ao fogo.
  • Coloque as folhas de hortelã e espere ferver.
  • Desligue o fogo.
  • Esprema a metade do limão na água quente.
  • Deixe amornar, coloque na xícara, mexa com uma colher e sirva.

Notas

  • Se preferir um chá mais doce, coloque um fio de mel antes de mexer.

Chá de hortelã com limão é ótimo para saúde!

O chá de hortelã com limão traz todos os benefícios de ambos seus componentes juntos. Essa torna-se uma opção mais atraente para aqueles que não gostam tanto do sabor azedo do chá de limão.

Melhorar digestão, aliviar enjoos, tratar resfriados e gripes, ajudar no combate à garganta inflamada, entre outros, são alguns dos benefícios existentes na bebida. Além do mais, ela tem um aroma levemente adocicado, levando ao relaxamento. Fora isso, também ajuda no emagrecimento.

O chá de hortelã, por si só, já é um forte componente para dietas. Ao adicionar o limão, esse efeito se potencializa.

Outro ponto forte do chá de hortelã com limão é que ele é extremamente eficaz na prevenção de doenças, fortalecendo o sistema imunológico.

Contra indicações do chá

Apesar de o chá ser muito benéfico, é preciso tomá-lo com moderação. Isso porque o exagero da bebida pode causar complicações no corpo, como o aumento de problemas renais. Dessa forma, é contraindicado para aqueles que sofrem de problemas nos rins.

Entretanto, o maior risco que o chá apresenta é durante a gravidez, já que ele pode afetar e prejudicar o desenvolvimento do bebê. Também deve ser evitado por crianças menores de cinco anos, já que suas propriedades relaxantes podem atrapalhar a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Chá de hortelã com limão combate a falta de sono?

Sim! O chá de hortelã com limão alivia a carga de estresse contida no corpo, trazendo a sensação de alívio e relaxamento, propiciando um sono de qualidade. Ele também é eficaz no tratamento de depressão e ansiedade, já que essas condições colocam o corpo e o estado mental em uma enorme pressão.

Porém, para aproveitar da bebida com a sua máxima eficácia, é preciso saber prepará-la bem, o que veremos no tópico a seguir.

Por que optar por um chá natural ao invés do sachê?

Os chás que compramos em sachês no mercado são opções válidas para o consumo, porém, eles não possuem todos os benefícios do que é feito diretamente com a folha. Afinal, com a industrialização, o manuseio, a torra e armazenamento pode fazer com que a bebida perca os seus benefícios. Ou seja, sempre opte por insumos naturais na hora de preparar suas infusões.

Bem, como vimos ao longo do texto, o chá de hortelã com limão acaba sendo muito versátil, já que tem diversos benefícios. Ele também é um ótimo acompanhamento para um café da tarde. Então, experimente hoje mesmo e comprove!

Gostou deste artigo? Agora, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos e seus familiares.

Botão Voltar ao topo
Fechar