ChásReceitas

Chá de Algodão

Entenda quais são os benefícios da bebida, seu modo de preparo e as contraindicações

Você já tomou chá de algodão? Essa planta, mais conhecida na fabricação de tecidos e produtos de higiene, também serve de base para a fabricação de um bebida que oferece diversos benefícios para o corpo.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar todos os detalhes sobre esse assunto. Portanto, não saia daí e descubra tudo relacionado ao chá medicinal. Boa leitura!

O chá de algodão pode ser preparado com as suas folhas, suas raízes ou uma mistura de ambos. A elaboração da bebida é bastante simples e exige apenas os seguintes ingredientes:

Chá de Algodão

Course Chá
Keyword Algodão, Diarréia, Sangramento
Prep Time 10 minutes
Total Time 15 minutes
Servings 1 Pessoa

Ingredients

  • 1 Litro de água
  • 2 Colheres de Sopa de folhas de algodão picadas ou 2 colheres de sopa do pó da raiz.

Instructions

  • De posse dos itens acima, despeje-os em uma panela e leve ao fogão.
  • Depois que a mistura começar a ferver, aguarde mais 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e coe o líquido em um xícara e beba ainda quente.
  • Caso queira misturar as folhas com as raízes, basta colocar uma colher de cada na preparação.
  • Tome aos poucos durante o dia.

Notes

  • Não use açúcar ou qualquer tipo de adoçante no seu chá.
  • Tome por 5 dias, dando intervalo de 3 dias para uma nova receita.

Quais os benefícios do chá de algodão?

O chá de algodão é muito utilizado como produto fitoterápico, sendo utilizado há anos para curar e prevenir doenças. A seguir, listamos seus principais benefícios para o organismo.

  • Combate a diarreia

As folhas do algodão tem ação antibactericida e ajudam a regular o intestino. Dessa forma, caso você esteja com problemas de diarreia, o chá dessa planta vai ajudá-lo a melhorar rapidamente.

  • Controla o excesso de sangramento durante a menstruação

Existem mulheres que sangram muito durante a menstruação, e o chá de algodão ajuda a controlar esse tipo de hemorragia. Contudo, é sempre importante ir ao médico para saber o motivo dessa quantidade excessiva de sangue.

  • Ajuda no tratamento de doenças causadas por fungos

Tendo propriedades antifúngicas, a bebida ajuda a combater problemas básicos como frieira, candidíase, micoses etc.

  • Alivia os efeitos da menopausa

Durante a menopausa, é comum as mulheres reclamarem de calores intensos. Esse problema incômodo é amenizado com o consumo regular do chá de algodão.

  • Estimula a memória

Com o avanço da idade, muitas pessoas acabam tendo problemas de memória. Nesse caso, o chá preparado com as folhas e as raízes do algodoeiro estimulam os neurônios, evitando esse déficit mental.

  • Aumenta a produção de leite durante a amamentação

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de algodão pode ser apreciado por mulheres lactantes. Afinal de contas, a planta estimula a produção do leite.

Existem contraindicações para o consumo do chá de algodão?

Os benefícios naturais do algodão não significam que ele possa ser consumido por qualquer pessoa.

Mulheres que estão tentando engravidar, por exemplo, devem evitar ingerir o chá da planta. O motivo é que ela contém uma substância chamada carapsina, que dificulta a fixação do óvulo fecundado no útero.

Além disso, quem está no período gestacional também está proibida de consumir o chá. Isso porque ele tende a incentivar as contrações uterinas, o que pode resultar em abortos ou nascimentos prematuros.

A origem do chá: de onde vem o algodão?

O algodoeiro recebe o nome científico de Gossypium herbaceum e cresce em regiões tropicais. Nativo de alguns países da África, Ásia e América, ele é conhecido e usado pelo homem há milhares de anos.

Os frutos do algodão são brancos e bem fofos, sendo a parte utilizada nas indústrias têxteis.  Eles crescem em torno das sementes, muito usadas na fabricação de óleos.

As folhas, por suas vez, são úteis para elaborar chás, tendo propriedades anti-inflamatória, antidisentérica, antirreumática, bactericida, emoliente e hemostática.

Agora que você conhece mais detalhes relacionados ao algodão, não deixe de utilizá-lo no cotidiano na preparação de chás. Dessa forma, será possível combater diversas enfermidades usando a medicina natural.

Também não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais e informá-los sobre o benefício do chá de algodão!

Botão Voltar ao topo
Fechar