ChásDicas

Como fazer chá: um guia essencial

Fazer chá é uma verdadeira arte e, por isso, possui muitos detalhes. Aqui, explicamos os principais

Você sabe como fazer chá? Essa pergunta pode até parecer boba, porém o preparo da bebida envolve muitas técnicas e um conhecimento que muita gente nem leva em consideração.

No entanto, no artigo de hoje, vamos ajudá-lo a se tornar um verdadeiro expert em chás. Bem, não é para tanto, mas vamos explicar questões básicas e essenciais relacionadas ao assunto. Assim, você poderá apreciar a bebida de uma forma cada vez melhor. Siga com a leitura!

Como fazer chá: diferença entre infusão e decocção

A primeira coisa que você precisa entender é a diferença entre duas técnicas básicas de preparação dos chás.

A mais conhecida é a infusão, que nada mais é do que imergir alguns ingredientes em água quente ou fervente. Essa preparação é mais utilizada para chás de ervas, como camomila, melissa, Camellia sinensis etc.

Já a decocção ocorre quando esquentamos a água junto com o ingrediente utilizado para a preparação da bebida. É uma técnica ideal para ser utilizada com cascas e raízes. Afinal, ela consegue extrair de uma forma melhor os aromas e sabores desses itens.

Como fazer chá: a temperatura da água

Você achava que bastava ferver a água para fazer um bom chá? Nada disso. Cada ingrediente exige uma temperatura específica para ser aproveitado ao máximo. E o mais importante é que a maior parte deles não deve ser preparado em fervura (temperatura média de 100ºC).

A seguir, listamos alguns dos três principais tipos de chá e suas temperaturas ideais:

  • preto: entre 95ºC e 96ºC;
  • verde: 70ºC;
  • branco: 80ºC.

O tempo de preparação

Além da temperatura, também é importante ficar de olho no tempo que você deixa cada ingrediente em processo de infusão ou decocção. Afinal, isso irá influenciar no sabor e na manutenção das propriedades positivas de cada preparação.

Assim, levando em conta os três chás citados no tópico anterior, fique de olho nos dados abaixo:

Tipo de chá Tempo de preparo
Preto 3 a 5 minutos
Verde 1 a 3 minutos
Branco 2 a 3 minutos

O bule utilizado

Além de tudo o que já apresentamos, você também precisa ficar de olho no tipo de bule que escolhe para fazer as suas infusões. Isso porque o material incorreto pode causar modificações de sabor e das propriedades.

Diante disso, o correto é ter bules de porcelana ou de vidro. Evite os de metal, pois eles prejudicam a preparação.

Como fazer chá: a escolha da erva

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a escolha das ervas ou dos ingredientes que serão usado na preparação do seu chá.

Antes de qualquer coisa, analise quais os seus objetivos com a bebida. Está em busca de algo para melhorar um fator específico relacionado à saúde? Quer algo para lhe dar energia? Está apenas procurando uma bebida saborosa? Leve todas essas questões em conta antes de fazer sua escolha.

Depois disso, é necessário atentar-se para as medidas dos ingredientes. O ideal é usar um saquinho para cada 250ml ou, no caso de utilizar ervas a granel, medir um colher de chá para os mesmos 250ml.

Bem, agora você já conhece as principais informações sobre como fazer chá do modo correto. Temos certeza que alguns dos tópicos o surpreenderam e vão ser úteis para as próximas infusões ou decocções que fizer.

Não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais com todas as pessoas que também amam um bom cházinho.

Botão Voltar ao topo
Fechar