ChásErvasReceitas

Chimarrão – Guia de Preparo Passo a Passo

Seguir algumas regras e utilizar as ferramentas certas é indispensável para preparar esse bebida tão tradicional

Sendo um costume típico do sul do país, o chimarrão também chama a atenção de pessoas de outras regiões, principalmente em épocas frias. Caso você sempre tenha se perguntado o gosto dessa bebida, que tal aprender como prepará-la em casa?

Para fazer isso, basta ter os ingredientes certos. Dessa maneira, ao longo do artigo, vamos apresentar as principais informações para guiá-lo na elaboração de um bom chimarrão, ou chima, como também é chamado. Tudo isso sem ter de viajar ao sul do Brasil. Aproveite e boa leitura!

Como fazer chimarrão

Primeiro, você deve ter uma cuia específica e uma bomba (tipo um canudo) para iniciar o preparo do chimarrão. Sem isso, toda a experiência tradicional ficará arruinada. O passo seguinte é ter erva-mate e 1 litro de água quente.

Para começar, aqueça a água até a mesma chegar a 70° graus, sem deixar levantar fervura. Enquanto isso, despeje a erva até encher metade da cuia. Acomode bem a mesma nas laterais do recipiente utilizando as mãos. Coloque um pouco da água quente para ajudar na melhor fixação do mate e deixe a cuia repousando.

Depois, despeje o restante da água no recipiente até a quantidade desejada e coloque a bomba cuidadosamente. Para isso, apoie o dedo no bocal para evitar entupimento. No momento de beber, verifique se o líquido está em boa temperatura, solte o dedo da bomba e o líquido será sugado automaticamente.

Como evitar que a bebida fique com um gosto amargo?

Algo muito comum de ocorrer com o chimarrão é ele ficar com um gosto amargo, o que pode estragar a sua experiência. Para evitar esse problema, nunca aqueça demais a água, deixando-a no limite indicado anteriormente. Afinal, as folhas do mate são muito finas e, dependendo da temperatura, podem acabar queimando.

Também é importante remover qualquer vestígio de poeira da cuia. Para isso, encha o recipiente com água e o vire de cabeça para baixo de duas a três vezes. Assim, as partículas mais finas vão grudar na sua mão, sendo eliminadas.

Os benefícios do chimarrão

Agora que você já sabe como preparar o chimarrão, é interessante entender o porquê do mesmo estar nas tradições sulistas.

O chima é capaz de eliminar a fadiga, o cansaço físico e o mental. Isso ocorre, pois a erva-mate contém, em suas propriedades, a cafeína, que é um estimulante. Além do mais, a bebida é ótima após a refeição, já que ajuda na digestão e é diurética.

Outra vantagem é a boa quantidade de sais minerais e antioxidantes que ela possui, os quais ajudam a eliminar resíduos tóxicos e purificam o corpo. Graças a esse efeito, ele também acaba estimulando a atividade física, já que o organismo encontra-se em um estado mais propício para tal.

Chimarrão é ideal para afastar o frio!

Além de todos os benefícios para a saúde, o chimarrão também aquece o corpo durante o frio. Afinal, por ser consumido bem quente, transmite uma sensação aconchegante e reconfortante. E, fora isso, suas propriedades estimulantes esquentam o organismo de dentro para fora.

Dessa maneira, invista nas ferramentas certas, separe os ingredientes e aproveite um bom chima debaixo das cobertas. Até porque, como deu para notar ao longo do texto, a preparação da bebida não é difícil.

Não se esqueça de contar para a gente, aqui nos comentários, se conseguiu fazer a receita e o que achou dela. Até mais!

Botão Voltar ao topo
Fechar