BenefíciosChásFolhasFrutas

Chá de Uva

O chá de uva tem diversas propriedades medicinais, sua preparação é fácil e ele pode ser consumido frio ou quente

Muita gente não sabe, mas o chá de uva é uma das opções mais saudáveis para aqueles que desejam aliviar dores corporais ou ainda curar alguns tipos de doença.

Apesar de não ser popular, é possível comprá-lo em algumas casas especializadas em chá, já em saquinho. Porém, como sabemos, o preparo direto tende a ser mais benéfico, além de trazer uma fragrância e sabor únicos.

Por isso, neste artigo, apresentaremos alguns dos benefícios do chá de uva, como prepará-lo e o que o mesmo é capaz de tratar dentro de seu corpo. Aproveite e boa leitura!

Como dito nos tópicos acima, o chá de uva pode ser feito com a casca da fruta ou as folhas. Para o primeiro caso, o preparo é o seguinte:

Chá de Uva

Tempo de preparação 15 minutos
Porções 1 Pessoa

Ingredientes

  • 1,5 litro de água
  • 1 cacho de uva

Instruções

  • Separe as cascas de todo o cacho
  • Reserve um litro e meio de água
  • Coloque tudo junto em uma panela e deixe ferver por 15 minutos
  • Espere a bebida esfriar e coe em um bule
  • Sirva em seguida

Notas

  • Não adicione açúcar
  • Beba aos poucos durante o dia
Essa preparação pode ser consumida como chá morno ou gelado. Além disso, você pode misturar a ela ingredientes variados, como cravo, canela, maçã e gengibre. Cada componente extra não apenas altera o gosto do chá, mas também traz mais propriedades benéficas ao corpo.

Caso deseje preparar o chá usando as folhas da uva, siga o seguinte processo:

  • pegue três a quatro folhas do pé de uva;
  • separe em torno de 500ml de água;
  • misture os ingrediente e deixe ferver por 10 minutos;
  • retire do fogo, coe e espere esfriar;
  • beba em seguida.

Por que tomar chá de uva?

Por não ser tão comum de se tomar, poucos conhecem os reais benefícios do chá de uva e sequer pensam nele como uma alternativa viável para tratar certas doenças.

Porém, essa bebida é capaz de combater alergias, inflamações, dores de cabeça, infecções por fungos ou vírus, úlceras intestinais ou estomacais e ainda evita que células cancerígenas surjam no corpo.

Todas essas vantagens podem ser encontradas na fruta in natura também. Diante disso, alguns podem afirmar que é mais vantagem comer o fruto do que preparar o chá. Afinal, o vapor poderia levar embora alguns de seus nutrientes.

Porém, a infusão é preparada com a casca da uva, parte que concentra a maior parte das vitaminas e minerais. Assim, seu preparo não oferece perdas sobre os benefícios naturais.

O chá com as folhas da uva também é bom?

Esta preparação melhora a circulação sanguínea, tornando-se uma alternativa de tratamento contra as varizes. Outro bom uso do chá de uva preparado com as folhas é fazer um bochecho com a bebida. Isso porque a mesma ajuda a aliviar problemas de gengivite, afta, estomatite e hemorragias bocais.

Porém, para enfermidades mais internas, o preparo do chá trará mais benefícios se feito com as cascas da fruta.

Qual uva devo utilizar para o preparo do chá?

A versão mais comum utilizada na preparação dos chás é a uva verde. No entanto, existem diversas outras versões que se pode usar como ingrediente da infusão. É claro que o gosto e as propriedades de cada um deles sofre alterações dependendo do fruto escolhido. Sendo assim, vale a pena estudar um pouco sobre as variedades das uvas existentes.

Bem, agora você conhece os principais benefícios medicinais do chá de uva, além de descobrir como deve ser sua preparação. O consumo da bebida pode ser tanto puro como acompanhado de bolachas, bolos e afins.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos e familiares

Botão Voltar ao topo
Fechar